Sua Opinião  (Mundo)
Sua Opinião  (Mundo)
Arraste para Reposicionar
Sua Noticia Sua Noticia Sua Opinião (Mundo)
2017-12-09T20:15:31+06:00
O papiro com os segredos de Jesus.

Um texto que complementa o relato bíblico da vida e do ministério de Jesus, permitindo o acesso a conversas que ele teria mantido com o apóstolo Tiago, supostamente seu irmão, pode ser a maior descoberta arqueológico de caráter religioso dos últimos tempos. “Não suspeitávamos que os fragmentos gregos do ‘Primeiro Apocalipse de Tiago’ tivessem sobrevivido”, afirmou Geoffrey Smith, um dos pesquisadores responsáveis pelo achado. “Mas lá estavam eles, bem na nossa frente”, disse Smith, que é professor assistente de estudos religiosos na Universidade do Texas, em Austin (EUA).

“Ensinamentos secretos”

O mais interessante do documento encontrado entre os papiros de Oxford, claro, é seu conteúdo, com “ensinamentos secretos” que Jesus teria transmitido diretamente para o apóstolo Tiago, possivelmente seu irmão. Eles incluem revelações sobre o reino celestial, afirmam que o mundo material é uma prisão criada por um ser maligno e que o caminho dos humanos a vida após a morte era bloqueado por “archons”, entidades semelhantes aos anjos e demônios do Antigo Testamento. Referindo-se a Tiago como “irmão” (embora “não materialmente”), Cristo teria preparado o apóstolo para difundir seu conhecimento,
A maior parte dos textos gnósticos foram escritos em copta, a língua usada no Egito principalmente entre os séculos 3 e 6, mas os fragmentos encontrados por Smith e Landau estão em grego. Uma hipótese levantada pelos pesquisadores é que se trate de uma espécie de material didático, utilizado para auxiliar jovens egípcios no aprendizado do idioma. Duas características reforçam a crença: a caligrafia, bastante uniforme; e a separação das palavras em sílabas com uso de traços, um recurso que aparece “frequentemente em manuscritos usados em contextos educacionais”, segundo o pesquisador Brent Landau. Seja qual for a explicação para o texto ter sido escrito em grego, trata-se da primeira cópia conhecida do “Primeiro Apocalipse de Tiago” na língua de Homero.
· 0 ·
chao de giz
· 1 ·
Grande belchior
· 0 ·
Dalida & Júlio Iglesias.
· 0 ·
Alçeu Valenca
· 0 ·
Ver as mensagens anteriores
Filtro de publicações
Todos
Textos
Fotos
Vídeos
Músicas
Locais